Como usar anamorfoses nas aulas de Geografia

Publicado: 2 de outubro de 2014 em 7º ano, 8º ano, 9º ano, América, África, Ásia, Cartografia, Continentes, Ensino Médio, Europa, Oceania
Anamorfose de população, um dos mapas anamórficos mais conhecidos

Anamorfose de população, um dos mapas anamórficos mais conhecidos

Mapas anamórficos são produções cartográficas que alteram o tamanho e a forma das áreas do planeta, ou de parte dele, com o objetivo de demonstrar alguma relação de proporção entre determinado conteúdo dessas áreas.

Quando eu era professor de Geografia, encontrei nos mapas anamórficos um excelente recurso didático, capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em diversas situações. O aspecto visual facilita para o aluno a compreensão de fenômenos complexos, especialmente quando a comparação entre países e/ou continentes se faça necessária.

Para usar anamorfoses mundiais, é importante que o aluno já tenha certo domínio sobre a Cartografia e algum conhecimento sobre como se organizam os continentes no mapa mundi. Sem estes conhecimentos prévios, não será possível compreender a representação anamórfica, por ser incapaz de relacionar o mapa aos continentes e países a serem analisados.

Para introduzir o uso de anamorfoses nas aulas, o professor deve primeiramente investigar se a turma já conhece esse tipo de produção cartográfica. Em caso negativo, é bom reservar algum tempo a ensinar o que são as anamorfoses e como interpretá-las. Tal compreensão é bastante simples e intuitiva, não exigindo muito tempo das aulas. Comparar anamorfoses sobre diferentes temas possibilita ao aluno rapidamente apreender o conceito de anamorfose, bem como perceber o seu uso. Abaixo, um exemplo de duas anamorfoses que, quando comparadas, dão ao aluno uma boa dimensão do que seja esse tipo de mapa e de como usá-lo.

Anamorfose de coleta de lixo (por bilhões de toneladas)

Anamorfose de coleta de lixo (por bilhões de toneladas)

Anamorfose de reciclagem de lixo (por milhões de toneladas)

Anamorfose de reciclagem de lixo (por milhões de toneladas)

Os mapas podem ser apresentados em slides ou impressos. O primeiro mapa permite ter uma noção da produção mundial de lixo, ainda que pouco precisa, já que mostra somente o lixo coletado. Já o segundo mapa demonstra a situação da reciclagem de lixo. Ao comparar os mapas com a turma, o professor pode fazer com que os alunos percebam diferenças por países e por continentes, tanto na quantidade de consumo, quanto no fim do lixo produzido.

Usando o World Mapper

O site World Mapper é um poderoso atlas anamórfico digital, e uma ferramenta muito útil para o professor de Geografia. Nele, é possível encontrar uma grande variedade de mapas mundi anamórficos sobre praticamente todos os principais temas abordados pela disciplina em sala de aula. O único inconveniente é que as informações estão disponíveis somente em inglês. No entanto, ainda que o professor não tenha um bom domínio desse idioma, as informações podem ser facilmente traduzidas por intermédio de um tradutor on line, como o Google Tradutor.

A forma mais prática de encontrar uma anamorfose no World Mapper é através do menu Map Categories (Categorias de Mapas), na parte superior do site. Clicando nesse menu, o professor tem acesso a diversas categorias de mapas, como por exemplo Alimentação, Saúde, Doenças, Trabalho, Desastres, Riqueza, Pobreza, Causas de Mortes, Idiomas, Religião e muitos outros. Ao acessar uma dessas categorias, aparece uma relação de mapas, catalogados por título, relacionados à categoria. Os mapas acima, por exemplo, foram retirados da categoria Poluição. Ao selecionar um título, abre-se o mapa em tamanho pequeno, acompanhado de uma análise produzida pelos criadores do site, e informações técnicas sobre a produção do mapa selecionado. Por fim, clicando no mapa, pode-se visualizá-lo e copiá-lo em tamanho grande.

Deixe um comentário